Os dados dos indivíduos são os ativos mais valiosos que uma organização pode ter em sua posse nos dias atuais. Isso fica ainda mais evidente com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados, que legisla sobre a coleta e utilização dos mesmos pelas empresas. E isso independente se a empresa está localizada dentro ou fora do país: se houver processamento de dados de pessoas que se encontram em território nacional, a organização deve seguir conforme à Lei Nº 13.709. Porém, muito mais que segurança digital, a LGPD oportuniza o aumento da competitividade de um negócio no mercado em que atua. Isso porque, demonstra a preocupação da empresa com os seus clientes, fornecedores e colaboradores.
A LGPD, além de um investimento, passou a ser uma estratégia de competitividade, uma vez que traz à luz a transparência do processo de manejo dos dados coletados. Hoje, o público preza pela transparência e dá preferência para locais que se mantém em conformidade com a legislação. Ao cumprir as disposições legais, as organizações oportunizam aos clientes um tratamento ético. Isso impacta na reputação que, se bem gerida e trabalhada, traz ganhos competitivos para os negócios. E eis a importância da organização em se adequar à lei em questão.
Apesar de vigente desde agosto de 2021, muitas empresas se adaptaram minimamente e viram a lei como mais uma sanção burocrática do governo. Mas, se houver um olhar diferenciado para a LGPD, os empreendedores irão ver que o processo de adequação irá trazer um conhecimento e uma compreensão mais detalhada do ambiente de negócio. Esse processo raramente acontece no dia a dia, e pode ser uma oportunidade de realizar melhorias não apenas referente aos dados, mas em outras áreas que se mostrarem necessitadas e que podem trazer resultados positivos para a empresa como um todo.
Outra questão é que a adequação ao LGPD deve ser vista como um investimento, uma vez que o retorno financeiro para as organizações que já seguem a lei é duas vezes maior em relação àquelas que não estão adequadas. Além do mais, também é uma segurança para evitar danos mais graves, com prejuízos financeiros significativos, como vazamento de dados, já que Brasil é considerado o país mais tendente a sofrer este tipo de incidente em consequência da baixa cultura de segurança cibernética, segundo constatou uma pesquisa realizada pelo Ponemom Institute. Porém, caso tais incidentes aconteçam, a LGPD auxilia para a identificação imediata e possibilita colocar em prática diversas ações para conter os danos.
Contudo, se adequar à lei também vai muito além de estar em conformidade com a legislação, uma vez que as empresas estarão reforçando perante os seus fornecedores, contratantes e clientes a sua confiabilidade, pois compreende que os dados que recebem são tão importantes quanto os que emitem. Essa troca obrigará que as empresas se adequem à Lei, pois aquelas que não o fizerem perderão espaço de mercado, uma vez que empresas em conformidade com a LGPD só admitirão contratar uma outra que atenda às mesmas exigências. Ou seja, o investimento também se mostrará uma ótima estratégia de negócio.
Um negócio demora anos para criar uma reputação positiva no mercado em que atua. Porém, para perdê-la, basta uma única falha. E não estar em conformidade com uma lei que assegura os dados de todos os públicos de uma empresa é uma falha que pode ser claramente evitada.