CVM lança resolução que obriga publicação de relatórios sustentáveis por companhias abertas

A partir de 2026, companhias abertas deverão publicar um relatório especial com informações financeiras relacionadas à sustentabilidade. A medida é uma resolução obrigatória lançada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e está inserida no plano de transformação ecológica, como é chamado oficialmente a agenda verde do governo. Os relatórios deverão ser apresentados de forma anual, sempre em maio, junto ao formulário de referência. Em 2024 e 2025, o documento ainda não será obrigatório e sua publicação ocorrerá de forma voluntária.

O relatório especial seguirá duas normas (IFRS S1 e S2) padronizadas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB), com informações sobre riscos e oportunidades ligados à sustentabilidade (S1) e clima (S2), englobando tópicos como: governança, estratégia, gestão de riscos, métricas e metas relativas à sustentabilidade.

Com esta medida, a CVM pretende incentivar que as empresas adotem, proativamente, práticas transparentes e comprometidas com a sustentabilidade e responsabilidade social, além de ajudar investidores a tomar decisões alinhadas com valores sustentáveis e responsáveis a partir da divulgação de oportunidades e riscos relacionados aos negócios de cada empresa.

Fonte: Ministério da Fazenda

Efetue seu Cadastro